Já todos os Portugueses associam Maio ao mês do coração e à Fundação Portuguesa de Cardiologia. Há mais de vinte e cinco anos que durante o mês de Maio, a Fundação chama a atenção para a importância dos estilos de vida e de alguns factores de risco, em particular, na Saúde do coração e no aumento das doenças cardiovasculares.
Este ano, a Fundação Portuguesa de Cardiologia vai dedicá-lo novamente à obesidade, porque é, de facto, um problema grave de saúde que tem vindo a crescer nas últimas décadas.
“Falámos da obesidade e do sedentarismo, da obesidade e dos excessos alimentares. Este ano, é importante relacioná-la com outro problema de saúde grave – a diabetes. A associação entre estas duas doenças é tão forte, que não só o diabético é um doente que mais cedo ou mais tarde vem a sofrer de doenças cardiovasculares, como também os doentes cardíacos vêm a sua frágil saúde a complicar-se, muitas vezes, com a diabetes. A obesidade é assim um factor comum às duas.
E como um mal nunca vem só… a Fundação Portuguesa de Cardiologia aconselha:
“adopte uma alimentação mais cuidada, menos abundante e mais variada, faça uma actividade física que lhe dê prazer e que reduza o seu peso, assim conseguirá controlar melhor a sua diabetes, a sua tensão arterial, andar com o colesterol mais perto dos valores recomendados, no fundo, viver uma vida plena.”
domingo, 20 de maio de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário