Entramos na Primavera e, avizinhando-se o Verão, assistimos à corrida aos ginásios e às dietas restritivas, a maior parte das vezes incoerentes, para perder os quilos acumulados durante os meses de frio.
Um dos erros mais comuns nas dietas da moda é o “corte” com os hidratos de carbono complexos, como o pão, massas, arroz, batatas, etc. Este erro repete-se vezes sem conta, como resultado da falta de informação da população em geral, e mais preocupante ainda, da falta de informação de muitos profissionais de saúde que continuam a alimentar este mito!
Os alimentos ricos em hidratos de carbono, sobretudo complexos, não são os maus da fita…devem ser obrigatoriamente incluídos numa dieta equilibrada, representando no mínimo 50% do total de calorias diárias.
Se esta percentagem for menor, as calorias serão obtidas a partir de proteínas ou gorduras, os únicos nutrientes que, além dos hidratos de carbono, fornecem energia. Além de o metabolismo destes dois nutrientes originar subprodutos mais difíceis de eliminar pelo organismo, as gorduras têm mais do dobro da energia dos hidratos de carbono e das proteínas (9 calorias por grama contra 4 calorias por grama nos outros dois nutrientes).
Uma alimentação pobre em hidratos de carbono durante vários dias pode levar a alterações de humor e à depressão, tal como sucede num regime com excesso de proteínas.
A solução é o equilíbrio na alimentação!!!
A solução é o equilíbrio na alimentação!!!
2 comentários:
Quer-me parecer que existe por aqui muita confusão.
Os carbohidratos simples são o açúcar branco, farinha branca, arroz branco e os alimentos feitos com estes, como o pão branco, massas. Esse grupo tem índice glicêmico alto, por isso há liberação muito rápida da glicose para o sangue.
Os carboidratos complexos são os que contêm fibras, como os cereais integrais, feijões, milho, arroz integral, pão integral, lentilhas, verduras, frutas. Esse grupo tem índice glicêmico baixo, portanto de liberação lenta da glicose. Formam o grupo dos alimentos saudáveis.
Recomendo-lhe uma leitura atenta do artigo: http://www.dightonrock.com/glycemicindex-new.htm
Sou o anónimo do comentário anterior e deste
greenbit@sapo.pt
Enviar um comentário