Image hosting by Photobucket

sábado, 5 de maio de 2007

Cerveja, dos factos ao prazer: as verdades e os mitos!


A cerveja contém pouco açúcar e 0% de gordura e de colesterol, sendo os seus principais componentes nutricionais os hidratos de carbono, o etanol e as proteínas. Vitaminas, minerais, diversos compostos fenólicos e fibra alimentar fazem ainda parte da composição da cerveja, pelo que o seu consumo moderado pode incluir-se em dietas equilibradas. Qualquer cerveja contém mais de 400 compostos, que lhe conferem importante propriedades nutricionais, no entanto nem todos em quantidades que os tornem funcionais.

Um copo de cerveja representa aproximadamente 82 kcal, um valor calórico muito inferior ao de outras bebidas alcoólicas e semelhante ao de um sumo de fruta. Um estudo científico da University College of London concluiu que é pouco provável a ingestão de cerveja estar associada a indicadores de obesidade, como o índice de massa corporal (IMC) ou a relação cintura-anca (RCA).

No entanto, não nos podemos esquecer que a cerveja é uma bebida alcoólica e, por sua vez a bebida alcoólica pode ser considerada como a droga mais vendida no planeta e, o alcoolismo dela decorrente é um sério problema de saúde pública.

Mitos sobre o álcool...


O álcool não :

abre o apetite
facilita a digestão
alimenta e dá forças
mata a sede
aquece
estimula
faz bem ao coração (faz bem em apenas 1 copo de vinho por refeição, sendo no máximo 2 por dia)

Por isso caros colegas estudantes e, não só...vão com calma na queima! :)

Sem comentários: